DSC_0136-2.jpg

Sono Infantil

Muitas crianças se movimentam bastante enquanto dormem. É na infância que os distúrbios do sono normalmente aparecem. Existem vários transtornos, entre eles terror noturno, despertar confusional e bruxismo, que são os mais comuns. Eles tendem a passar com o tempo, mas os especialistas orientam que é importante manter uma rotina e ajustar o horário de ir para cama. Aqui nós associamos os óleos essenciais a essa rotina do sono e estamos tendo excelentes resultados. Descubra também como você pode ajudar seus filhos a dormirem melhor.

Entendendo um pouco sobre o sono infantil

Hoje quero te ajudar a entender um pouco como funciona o sono. Vamos pensar no seguinte: dentro da nossa cabeça há uma glândula chamada pineal. Assim como vários órgãos do nosso corpo, a pineal vai amadurecendo ao longo da nossa vida. A pineal secreta um hormônio chamado melatonina que nos ajuda a adormecer e a dormir com qualidade.

Quando um bebê nasce – você que é pai ou mãe deve saber bem disto – ele não está sincronizado com os horários, troca o dia pela noite e dorme em horários alternados. O bebê não faz distinção entre dia e noite e não tem aquele estirão de sono. Pois bem, até os 6 meses os bebês ainda estão amadurecendo a glândula pineal e os níveis de melatonina produzido é muito baixo. Por isso, bebês muito pequenos não são capazes de dormir direito. Precisamos ter paciência mesmo.

Como podemos ajudar para que a pineal produza melatonina de modo adequado e eficiente? Como a pineal funciona? Enquanto há luzes acesas, a pineal desliga. Com as luzes apagadas a pineal produz melatonina. Devemos estar atentos ao sono de crianças, adolescentes e adultos para o seguinte ponto: se adormecermos em um ambiente que tem qualquer estímulo luminoso – um display da impressora, um ponto de luz do roteador de internet ou se dormimos com a TV ligada ou nossos filhos adormecem assistindo a filmes – não ajudamos a pineal a funcionar direito. O estímulo luminoso acaba “desligando” a pineal. No momento em que a pineal deveria estar produzindo melatonina, ela deixa de fazer isso

Quais são as dicas práticas? Devemos evitar ao máximo adormecer em um ambiente iluminado – inclusive nós adultos que também precisamos da melatonina -, mas principalmente as crianças. Devemos tomar cuidado para que as crianças não adormeçam em ambientes claros e luminosos no período da noite, pois é nesse período que a pineal deve produzir a melatonina. Zele para que o quarto de seu filho – e para que o seu – esteja realmente escuro na hora de dormir. Verifique as janelas e cortinas, tape as pequenas luzes que ficam acesas em seu quarto e perca o hábito, caso ele exista, de adormecer vendo TV, o Iphone ou o Ipad. Outra dica bem legal é incluit na rotina do sono, os óleos essenciais. Esses podem ser utilizados de forma tópica ou aromática. O óleo de Cedarwood por exemplo, estimula a produção de seratonina , a glândula pineal e aumenta os níveis de melatonina.

Que tal incluir os óleos essenciais na rotina de sono do seu filho também?

Óleos Essenciais para o Sono

vetiver_1400x.png

Vetiver

  • Pequena Gota icone-01

O vetiver tem uma qualidade sedativa que pode ajudar a aliviar explosões emocionais, como raiva, ansiedade e histeria. Acalma o sistema nervoso e estabiliza as emoções. É também conhecido por afetar a glândula paratireoide. Eu gosto de aplicar vetiver, diluído com óleo carreador de coco fracionado na base do pescoço, coluna e na sola dos pés. 

cedarwood.jpg

Cedarwood

  • Pequena Gota icone-01

Estimula a produção de serotonina, glândula pineal e pituitária responsáveis por regular os processos hormonais do corpo, além de aumentar os níveis de melatonina.

7d2648eda301817510878a5f57a8b3fc.jpg

Lavender

  • Pequena Gota icone-01

A lavanda é um óleo universal tradicionalmente conhecido por equilibrar o corpo e trabalhar qualquer necessidade. É ótima para promover o sono e reduzir a ansiedade e o estresse, pois relaxa o sistema nervoso. Esse é um óleo obrigatório em praticamente todas as minhas sinergias!